O QUE É ENDODONTIA?
A endodontia é o ramo da Odontologia que trata das lesões e doenças da polpa (nervo) e da raiz do elemento dentário. Popularmente, endodontia também é chamada de tratamento de canal.
A Endodontia também atua no tratamento clínico-terápico dos casos de necrose pulpar e suas possíveis complicações, como abscessos, cistos de pequeno e médio porte, entre outros.
COMO É O TRATAMENTO ENDODÔNTICO?
O tratamento endodôntico consiste em variadas manobras técnicas que visam restabelecer a normalidade dos tecidos dentais ou pelo menos manter a estrutura dura em seu alvéolo sem presença de inflamação ou infecção. Por isso, o tratamento de Canal é apenas uma parte deste, em que baseia-se em remover todo o tecido, vivo ou não, da câmara pulpar e do sistema de canais radiculares presente nas raízes selando-os em seguida.
Os avanços tecnológicos na Odontologia, a atualização das técnicas de procedimentos e fazendo uso dos mais potentes e eficazes anestésicos, fazer um tratamento endodôntico, do ponto de vista do paciente, tornou-se uma prática completamente indolor.
Dentre as manobras podemos destacar, em ordem de complexidade, o tratamento expectante, a curetagem pulpar, a pulpotomia, a pulpectomia e o tratamento cirúrgico (cirurgia parendodônticas).
POR QUE É IMPORTANTE REALIZAR O TRATAMENTO NO CANAL?
Devemos tratar o canal do dente lesionado para evitarmos extrair o dente e até mesmo previnir infecções que podem ser extremamente perigosas para sua saúde bucal.
O QUE ACONTECE QUANDO O TRATAMENTO ENDODÔNTICO NÃO É REALIZADO?
Quando o tratamento não é realizado pode ocasionar em uma infecção na raiz e nos tecidos vizinhos, além de poder levar a sérias consequências à saúde, entre as quais:
- Dor intensa;
- Inchaço;
- Febre;
- Bacteriemia (bactérias na corrente sanguínea);
- Infecções à distância (articulações, febre reumática, entre outros);
- Extração do dente.
É de extrema importância visitar seu dentista regularmente.